top of page
Valeska Marega 3.png

VALESKA MAREGA

Valeska Marega, cantora e compositora brasileira apaixonada pela cultura brasileira e principalmente nordestina, lança seu mais novo trabalho autoral e intenso, trazendo na música tudo o que viveu na vida e o que é. Depois de mais de 30 anos de experiência e vivência na música, Valeska Marega, antes Valeska Lopes, volta aos palcos para levar ao público suas experiências de vida transformadas em músicas repletas de empoderamento, fragilidades, vitórias, forças e vulnerabilidades expostas.

Valeska começou a ter contato com a música aos 15 anos, quando descobriu que cantava enquanto estudava violão. Aos 19 anos, ingressou no Coral da UnB e, com o tempo, começou a estudar ópera na Escola de Música de Brasília e Música na Universidade de Brasília. Durante mais de dez anos, cantou no Coral da OSESP, orquestra sinfônica do estado de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser regida pelos principais maestros brasileiros, se destacando Eleazar de Carvalho e John Neschling.

Aos 33 anos, Valeska resolveu voltar ao canto popular, unindo as duas paixões - ópera e música brasileira - e criou, produziu, escreveu, montou, atuou e cantou durante mais de quatro anos na peça musical "Palavras de Mulher, as mulheres de Chico Buarque". Depois de fazer alguns shows repletos de ritmos brasileiros de novos compositores nordestinos, Valeska se mudou para o Rio de Janeiro e começou a se dedicar mais exclusivamente ao ensino musical, unindo-o com a terapia musical.

Depois de muitos anos trabalhando com música através do ensino musical, Valeska descobriu seu dom para composição aos 47 anos e sua necessidade de se expressar e se colocar no mundo através de suas letras, que vão se recheando de vivências, experiências e ritmos brasileiros, e surpreendentemente, sambas.

O mote principal de seu trabalho é a força feminina, o resgate e a luta pela igualdade de direitos e pelo respeito ao corpo e desejo femininos. A mulher como igual nos direitos e deveres. A luta pelo "não é não" e pelos abusos sofridos pelas mulheres, em que se inclui. Isso tudo é retratado nas letras de suas canções, que possuem um forte impacto emocional e uma verdade que sai e transparece em suas letras.

Valeska Marega vem mostrar seu trabalho, sua alma, através de suas músicas, com uma urgência de ser e de existir. "Com minhas composições eu venho dar o meu recado", diz Valeska, que busca assumir a beleza do feminino, com sua força e sua fragilidade, igualmente importantes. A força que se molda, que é receptiva, tem compaixão e empatia. A força de lutar no mundo

bottom of page